sábado, 10 de fevereiro de 2007

The Full Monty e a história de um Longa inglês.




É um filme interessante, trata do problema do desemprego gerado pelo neoliberalismo.
Agora vamos ao que interessa, há um parente do Vida Longa por lá. Um primo bem distante é interpretado pelo ator Hugo Speer.
Pode-se perceber o parentesco durante a cena em que o um grupo de desempregados escala outros desempregados para aparecer no pretendido show de strip tease. O personagem é chamado simplesmente de "Guy", o que é normal e compreensível. Quem conhece um rapaz de nossa família conhece "o rapaz" e não se esquece. O tal personagem é aceito pelo grupo devido ao seu imenso talento. O que muitos não sabem, e outros não desconhecem, é que Guy existe e é um Longa.
Tudo começou na época de Ricardo Coração de Leão e sua ida à Terra Santa. Rei famoso por, dentre outras qualidades, sua coragem. Filho da grande Eleonor da Aquitânia, e como é comum na irmandade, mantinha relação estreita com sua mãe. Além de Coeur de Lion e Lionheart, Oc et No (sim e não em provençal) era seu apelido. Este último é um apelido bastante sugestivo, deixarei à sua imaginação...
Rei Ricardo e seu grande "amigo" Rei Felipe II da França se juntaram na cruzada. Foi uma viagem gloriosa, não há nada mais belo que uma turba de homens militares sedentos por uma bela conquista. Entretanto não atingiram seu objetivo. Ricardo chegou a aliviar Acre do cerco imposto por Saladino, e foi lá que começa o episódio da introdução dos Longa na Inglaterra.
O acampamento do rei não era luxuoso, em comparação ao do rei Felipe II. Ricardo acreditava que a dureza moldava o caráter, e via o gosto de Felipe pelo macio como algo efeminado e não digno de um verdadeiro soldado. Em suma, para Ricardo um soldado corajoso deve enfrentar seu duro destino, nem sempre de frente, mas de maneira viril.
Estava Ricardo em suas árduas acomodações quando eis que surge um enviado de Saladino, ou pelo menos ele aparentava ser isso. Homem moreno vestido com uma túnica branca, parecia ser de algum lugar do Oriente, e junto a ele o que parecia ser um núbio.
Após uma mesura o homem disse:
_Perdão Vossa Majestade, mas venho te trazer um presente, fruto de uma homenagem e de boa vontade.
_Mas como você passou por meus guardas?! Um sarraceno!
_Majestade, estou aqui apenas para te entregar um presente valioso, cujas grandes proporções mudarão o rumo da Inglaterra...
_De que se trata?
_Trouxe para vós este precioso exemplar africano, proveniente das terras distantes da tribo dos Gigantes Bundar, muito além das antigas terras do Faraó que atualmente pertencem a Saladino...
Neste instante o rei Ricardo jogou seus olhos para o negro. Apesar de toda sua experiência, nunca antes tinha visto um potencial soldado de tão grande envergadura. Quando seus olhos se voltaram na direção do sarraceno viu apenas um rasto e leve brisa. O atrevido homem já tinha ido embora. Ricardo analisou mais uma vez o negro, dessa vez imaginando todo o imenso potencial em ação. Sim, o sarraceno tinha razão: o rumo da Inglaterra iria mudar.
Pela manhã, após refletir a noite toda o que fazer com o negro, Ricardo resolveu enviar o tesouro para Inglaterra, mas não sozinho. Sabia que não conseguiria ficar longe do grande destino que o aguardava, e no outono de 1192 rei Ricardo iniciou o caminho de volta, depois de se recusar em ver, sequer de longe, Jerusalém, tal era sua pressa como pode-se imaginar.
Evidente que à esta altura o leitor já percbeu que o negro não era núbio, mas era um Longa. Não exatamente da linhagem real e direta, que nessa época era proibida de sair da tribo. Se tratava de um sobrinho do Vida Longa antepassado enviado em viagem missionária. Sua missão era espalhar seu imenso carinho pelo mundo, tal qual Vida Longa atualmente. Digamos que foi um tio-ta-ta-ta-taravô. Seu nome era Ótanajeba Longa, mas poucos o conheceram por esta alcunha. Para muito ingleses ele era apenas "the guy", o que sugere o inicio da utilização de Guy para nome.
Ricardo foi preso em seu retorno por Leopoldo da Áustria, foi feito prisioneiro e mais tarde entregue ao imperador do Sacro Império Romano. Após um resgate e quatorze meses o rei retornou à Inglaterra.
Como é de se imaginar "Guy" Ótanajeba Longa fez imenso sucesso, e claro iniciou uma linhagem que mudou os rumos da Inglaterra. Sua missão foi parcialmente cumprida e pode ser notada na grande profusão de gentlemans. Seu carinho deixou os ingleses mais gentis e fleumáticos. "Ow", Ótanajeba escutava frequentemente.
E assim se deu a introdução dos Longa nos ingleses.

3 comentários:

Unknown disse...

Prezado Vida,
Interessante essa descoberta do seu parente britânico. Quando eu comecei a ler a historieta, achei que o parente fosse o personagem chamado Horse, que é negro e tem um nome bem significativo. Mas depois você explica que é o louríssimo Guy. Imagino que seus parentes devem ter-se acasalado com várias gerações de ladies, e a pele, os cabelos e os olhos foram clareando, mas a característica principal permaneceu. Deve ser um gene dominante. E bota (!) dominante nisso. Naturalmente, os respectivos lords devem ter cobrado dos seus parentes uma espécie de droit-de-seigneur às avessas.
Algumas observações adicionais:
1. O nome do ator Hugo Speer é suspeitamente parecido com Huge Spear.
2. Ricardo Coração-de-Leão, pelas qualidades que você descreve, era o Geral da Companhia dos Enviados de Asmodeu, na época.
3. O seu parente tem algo a ver com o muçulmano africano que o Robin Hood levou para Inglaterra (interpretado no cinema pelo Morgan Freeman)? Talvez ele tenha sido levado pelo Robin porque este não estava muito satisfeito com o João Pequeno. Como este era um sujeito grande e corpulento, só podemos especular o que ele tinha de pequeno.
4. Agora, fica mais claro por que na gíria inglesa atual the full monty significa tanto tudo a que se tem direito quanto peladão.
5. Esse suposto enviado de Saladino tem algo de familiar...

Vida disse...

Professor Basileu,

Quanto ao João Pequeno não se deve fazer piada. Vida Longa foi abençoado, e por isso espalha sua imensa benção aos que precisam. Se o Pequeno do João não foi, há de se ter pena...

Anônimo disse...

Vida Longa é um patrimonio Nazista, deveria ter sido julgado em Nuremberg!